sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Google planeja testar Internet a cabo de 1 Gbps nos EUA

O Google realmente não para de investir em diferentes áreas. A empresa anunciou planos para lançar um novo serviço residencial de de Internet a cabo, via fibra ótica e a 1 Gbps, em um pequeno número de comunidades, durante a fase de testes, nos EUA. Se tudo der certo, inicialmente o serviço estará disponível para um número de 50 mil a 500 mil usuários.

Com a velocidade de 1 Gbps em downstream, os assinantes terão uma taxa de download teórica de 125 MB/s, rápido o suficiente para baixar o conteúdo de um disco Blu-Ray de 50 GB entre 6 e 10 minutos. O Google não anunciou nenhum plano para combater os outros serviços de Internet dos EUA, mas sim que se trata de um "experimento", que terá os seguintes objetivos:

    Aplicativos da próxima geração: queremos ver o que os desenvolvedores e os usuários podem fazer com velocidades ultrarrápidas, seja criando serviços ou aplicativos fantásticos que façam uso intensivo de banda ou para outras funções que ainda nem podemos imaginar.

    Novas técnicas de implantação: vamos testar novas maneiras de montar redes de fibra ótica, e vamos compartilhar com o mundo as lições mais importantes que aprendermos para dar mais informações e contribuir com implantações realizadas em outros locais.

    Abertura e escolha: vamos operar uma rede de "acesso aberto", dando aos usuários a oportunidade de escolher entre vários provedores de serviço. E seguindo a política que defendemos, vamos gerenciar nossa rede de forma aberta, não discriminatória e transparente.


A linha "oportunidade de escolher entre vários provedores de serviço", em específico, sugere que o Google permitirá a escolha de outros ISPs, como a Comcast, para oferecer os serviços pela rede. A empresa está tomando as sugestões para as comunidades de destino até 26 de março. Os "sortudos" serão anunciados ainda este ano. Tomara que, após um amadurecimento, o serviço vá para outras partes do globo :-)

Anúncio oficial:

http://googleblog.blogspot.com/2010/02/think-big-with-gig-our-ex...

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/18457

Nenhum comentário: