domingo, 24 de outubro de 2010

Corrigindo problemas com a inicialização do VirtualBox

Bom dia, caro leitor !

A alguns dias atrás instalei no meu mandriva 2010.1 x64 o VirtualBox 3.2 a partir do pacote .run, disponível no site do www.virtualbox.org, essa instalação gerou alguns problemas com permissões. Ela só iniciava quando era chamada pelo root e quando era chamada pelo usuário normal ela me retornava o seguinte erro :

"VirtualBox: supR3HardenedMainGetTrustedMain: dlopen("/opt/VirtualBox/VirtualBox.so",) failed: VBoxVMM.so: cannot open shared object file: No such file or directory"

Após algumas pesquisas na internet e também após alguns testes descobri o problema, apesar dele acusar que não encontra o arquivo e o arquivo estar na pasta corretamente. O problema está nas permissões para a pasta, uma vez que o VirtualBox é instalado na pasta /opt e apenas o root tem acesso aos arquivos desta pasta.
Como o VirtualBox foi instalado como root apenas ele poderia acessá-lo.
Para corrigir esse problema mudei a permissão do instalador .run do VirtualBox com o comando.(lembrando que este comando deve ser rodado enquanto logado como root)

chmod 777 arquivo.run

E após aplicar as novas permissões refiz a instalação do VirtualBox como o usuário normal. Após o término da instalação o problema com meu VirtualBox acabou e ele voltou a rodar perfeitamente.
Espero que está dica ajude alguém :D

Ederaldo.

Nenhum comentário: