terça-feira, 25 de outubro de 2011

Chrome 17 poderá suportar HTTP pipelining, agilizando o carregamento das páginas

O suporte a HTTP pipelining apareceu nas compilações de desenvolvimento do Chromium, que devem formar o futuro Chrome 17. Este pode ser um passo a mais para tornar o Chrome ainda mais rápido no acesso às páginas da web.
A técnica de HTTP pipelining permite enviar várias requisições HTTP num único pacote, permitindo reduzir radicalmente o tempo de comunicação com os servidores. O desempenho é mais perceptível ao usar alguns tipos de conexões lentas, onde a alta latência prejudica o envio e recebimento das requisições enviadas da forma "tradicional".

Nas compilações atuais de desenvolvimento do Chromium é necessário ativar o recurso pela tela de configuração em chrome://flags (o navegador precisa ser reiniciado). O Opera já suporta esse recurso há muito tempo e o Firefox também oferece essa possibilidade, embora não venha ativada por padrão nele - muitos entusiastas do Opera devem concordar que ele é um ótimo navegador, apesar da baixa popularidade. Aproveitando, no Firefox isso pode ser ativado mudando de false para true o item network.http.pipelining, no endereço about:config.
Por enquanto ainda há uma série de problemas na implementação do Chrome, uma vez que ela está dando os primeiros passos. Com isso ativado o navegador não suporta proxies e não lida bem com os servidores que não suportam o recurso. Até a versão estável ainda temos várias semanas pela frente, mas não se sabe se o recurso será ativado por padrão no Chrome 17.
O suporte a HTTP pipelining foi adicionado na revisão 106364 (pode ser baixado por aqui, pegue a pasta mais recente). A ideia de inclui-lo no Chrome é antiga, mas parece que só agora irá para a frente mesmo.

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-10/chrome17-http-pipelining.html

Nenhum comentário: