quarta-feira, 6 de junho de 2012

Agora é pra valer, o IPv6 será ativado permentemente por vários grupos

Muitas empresas já andam suportando o IPv6, mas hoje é um dia especial: o lançamento mundial do protocolo.
IPv6
A partir de hoje diversos grupos estão ativando permanentemente o IPv6 em suas redes e produtos, como novos roteadores. Entre eles estão nomes como Google, D-Link, Cisco, Facebook, Bing, Yahoo... E diversos ISPs.
No site http://www.worldipv6launch.org/ há detalhes da comemoração. Quem quer saber se seu sistema já está pronto para o IPv6 pode entrar neste link do Google:
Por um bom tempo ainda não será necessário se preocupar. A nova estrutura funcionará lado a lado da atual, na verdade já estava funcionando para várias empresas há um bom tempo. A diferença é que antes era mais para testes gerais e adoção rápida mesmo, mas agora é pra valer, pelo menos entre as empresas que toparam.
A transição se faz necessária porque o IPv4, em uso atualmente, tem um limite radical na quantidade de endereços: "apenas" cerca de 4 bilhões. O protocolo foi criado em 1981, época em que ninguém imaginaria que 4 bilhões seria pouco um dia.
Cada computador ou roteador conectado à internet normalmente fica com um IP dedicado (mesmo que seja temporário, liberado para outro cliente do provedor ao desconectar). Diversas empresas precisam lidar com IPs fixos, que não podem ser trocados de um dia para o outro ou no caso de queda de energia ou reboot planejado. Provedores de hospedagem, por exemplo: os IPs dos sites costumam ser fixos. Ainda hoje qualquer um pode conseguir o privilégio de ter um endereço IPv4 para si (muitos VPS fornecem 1 ou mais IPs fixos), mas os números livres estão acabando.
Para isso foi criado já há algum tempo o IPv6, que expande o limite de endereços para 2^128. Isso dá nada mais, nada menos, do que aproximadamente 3,4×10^38 (conte os zeros...).
Para conseguir tantos endereços assim o IPv6 usa oito grupos com quatro dígitos hexadecimais (de 0 a 9 incluindo letras de a a f). Um exemplo:
2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334
Vai dar mais trabalho digitar ou soletrar isso (bem maior do que 127.0.0.1, por exemplo), mas a mudança se fez necessária.
Aproveitando o tema, a Microsoft fez um novo post no blog do Windows 8 comentando como o sistema lidará com os novos IPs (se não puder ler em inglês, use um tradutor automático ou aguarde ele ser postado no blog em português).
Para se aprofundar no tema veja a seção que trata do IPv6 no livro Redes, Guia Prático aqui no site.

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-06/ipv6.html

Um comentário:

Cris Paula disse...

Curiosamente a alguns dias estavamos comentando quando o IPv6 seria efetivamente ativado. Legal o post!