segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Transmissor é capaz de enviar sinais Wi-Fi com alcance de 72 km

A On-Ramp Wireless, empresa especializada em soluções para conexões sem fio, desenvolveu uma nova tecnologia capaz de enviar sinais Wi-Fi mais fortes e com menor consumo de energia. De acordo com a publicação do site Technology Review, o sinal do novo transmissor tem o alcance de 45 milhas – cerca de 72 quilômetros!



(Fonte da imagem: Technology Review)

A novidade, batizada de Ultra-Link Processing, utiliza algoritmos para transmitir as ondas de tal forma que o sinal se torne mais resistente aos ruídos (edificações e ondas de outros aparelhos eletrônicos, por exemplo). A frequência utilizada pelo dispositivo é a mesma dos aparelhos atuais, possibilitando sua compatibilidade com a tecnologia que utilizamos.

O Ultra-Link Processing deve ser empregado para a criação de sistemas inteligentes de controle de energia. Sensores são instalados nos medidores de consumo de energia da casa, incumbindo à invenção da On-Ramp a tarefa de enviar relatórios para outros dispositivos, como computadores e smartphones.

Segundo Ted Myers, diretor de tecnologia da empresa, o alvo dessa tecnologia são dispositivos que operem com taxas de transferência de 50 bits por segundo, ou seja, ainda um valor muito baixo para viabilizar sua utilização em redes de acesso à internet. Por enquanto, o novo transmissor é vantajoso para empresas ou edifícios, pois a quantidade de pontos de acesso a esse tipo de medidor inteligente é menor – reduzindo os custos do gerenciamento.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/11872-transmissor-e-capaz-de-enviar-sinais-wi-fi-com-alcance-de-72-km.htm#ixzz1TmViqXwE

Esse post foi indicação do Marcelão, Obrigado Marcelo :D

Nenhum comentário: