quarta-feira, 19 de outubro de 2011

HDs com sal poderão chegar aos 18 TB

Dr Joel Yang e sua equipe de pesquisadores em Cingapura chegaram a uma técnica que promete aumentar em até 6 vezes a capacidade dos discos rígidos atuais. O ingrediente que ajuda o feito é bem conhecido entre todos nós: sal de cozinha.
Na prática o que hoje consegue guardar cerca de 1 TB de dados por platter passará a guardar até 6 TB. Imagine dois ou três pratos: isso torna HDs de 18 TB viáveis.
No sistema atual de armazenamento os dados são gravados com base em agrupamentos de grãos magnéticos, estes que são distribuídos espalhados numa superfície. Cada grão tem cerca de 7 ou 8 nm, e os agrupamentos guardam apenas um bit de dados, oferecendo uma capacidade de cerca de 0,5 Terabit por polegada quadrada.
Com cloreto de sódio na composição o sistema fica melhor distribuído, literalmente mais organizado. Cada grão ocupa cerca de 10nm em vez dos 7, porém o espaçamento útil deles é melhor gerenciado, sendo 1 bit de dados armazenado em cada grão - não precisando mais dos "grupinhos".
Visualização microscópica das estruturas a 1,9 e 3,3 Terabits por polegada quadrada
Visualização microscópica das estruturas a 1,9 e 3,3 Terabits por polegada quadrada
Com isso os pesquisadores chegaram à uma densidade de 1,9 Terabit por polegada quadrada com sucesso. A quantidade de 3,3 Terabit por polegada também foi atingida, porém o processo de leitura ainda precisa de aprimoramentos.
As pesquisas são do IMRE (Institute of Materials Research and Engineering), da Agency for Science, Technology and Research (A*STAR) de Cingapura. O processo de fabricação não seria muito diferente do atual, permitindo que esses HDs com sal apareçam no mercado em um tempo não muito distante.
Informações resumidas sobre a pesquisa estão neste PDF.

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2011-10/hds-sal-18tb.html

Nenhum comentário: