sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lançado Ubuntu 12.04, LTS com suporte por cinco anos

Enfim, lançado o Ubuntu 12.04: uma das atualizações mais importantes da distro, considerando seu ambiente Unity e as grandes melhorias que este recebeu.
Ubuntu 12.04 LTS
Muita coisa sobre o sistema foi comentada por aqui ao longo dos últimos meses. O Unity vai ficando mais maduro, corrigindo deficiências das versões iniciais e agradando mais alguns usuários avançados, especialmente com o uso do HUD.
O HUD permite acessar menus dos aplicativos usando o teclado, bastando digitar um trecho do texto do menu. Quem costuma usar atalhos de teclado para aumentar a produtividade certamente irá aproveitar isso, especialmente para acessar aquelas funções que dependem de vários níveis de submenus.
Os vários outros recursos do Unity estão mais estáveis e confiáveis, ele tem mais a cara de um sistema próprio, que será mantido por um bom tempo. As primeiras versões ainda deixavam muitas dúvidas sobre a seriedade do ambiente, já que era tão diferente de tudo o que existia na sua época. O Unity veio para ficar, e o 12.04 prova mais uma vez isso.
Sendo um LTS com atualizações por cinco anos, o Ubuntu 12.04 deve ser considerado seguro o suficiente para quem não gosta de ficar instalando a nova versão a cada seis meses, onde componentes do ambiente são alterados radicalmente. Nesse caso os pacotes essenciais são atualizados, mas a base de programas e recursos é mantida, sem receber novidades ou aprimoramentos; são entregues apenas correções e melhorias que não devem comprometer a experiência.
Confira o anúncio do Precise Pangolin e faça o download da imagem ISO preferida (ou use o atualizador do sistema, caso esteja com o 11.10.
Além do Ubuntu principal há diversos outros variantes oficiais (ou com um mínimo apoio oficial), como o Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, Mythbuntu, Lubuntu, Ubuntu Studio, sem contar o Ubuntu Server e uma compilação para ARM.

Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-04/ubuntu1204-lancado.html

Nenhum comentário: